Críticas de Filmes

Críticas de Filmes

domingo, 18 de março de 2018

Crítica do Filme: Aniquilação (2018) ★★★★

Aniquilação (2018)
Direção: Alex Garland


Sinopse: Uma bióloga (Natalie Portman) se junta a uma expedição secreta com outras três mulheres em uma região conhecida como Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza não se aplicam. Lá, ela precisa lidar com uma misteriosa contaminação e lidar com o perigo eminente. 

Comentário:  O começo da carreira do diretor Alex Garland é mesmo notável. Ele conseguiu, nos seus dois primeiros filmes, realizar duas obras que já fazem parte do seleto grupo de ótimas obras de ficção científica. O primeiro foi o original, e surpreendente, Ex Machina (2014)****, que obteve duas indicações ao Oscar (efeitos especiais e roteiro original), além de revelar para o mundo a atriz Alicia Vikander. Um verdadeiro filmaço. Agora realiza, com base na obra literária de Jeff VanderMeer, o excelente Aniquilação, mais um novo clássico do gênero lançado diretamente na Netflix. 

Não posso negar que tenho uma grande admiração pelos filmes do gênero. E, sem dúvida alguma, Aniquilação é mais um exemplo de como os filmes de ficção podem ser geniais. Nesse contexto, obras como 2001- Uma Odisseia no Espaço (1968), Alien (1979), Planeta dos Macacos (1968), Interestelar (2014), Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977), A Origem (2010), A Chegada (2016) e Esfera (1998), só para citar algumas, devem ser exaltadas. Para exemplificar o melhor do gênero, esses filmes apresentaram para o espectador o "cinema fantástico", uma teoria surpreendente, originalidade e histórias criativas, mas não totalmente explicadas. Nesse sentido, Aniquilação é mais uma obra que rende teorias.  Envolve, ele encanta, e tal qual grande parte dos maiores filmes do gênero, não é para ser totalmente compreendido. 



ALERTA DE SPOILER

O filme acompanha uma bióloga (Natalie Portman), que na tentativa de descobrir o que aconteceu com o marido (Oscar Isaac), parte para uma expedição secreta rumo a uma região conhecida como Área X, que abriga um misterioso fenômeno extraterrestre, que não para de se expandir, e que teve início com a queda de "algo" do espaço. Estudado de perto pelo exército, e cientistas, eles tentam compreender o que acontece lá dentro, já que nada, nem "ninguém", conseguiu retornar. 

Essa é a premissa de Aniquilação, um dos melhores filmes de 2018. Além da história ser envolvente, repleta de mistérios e suspense, o filme possui um forte impacto visual e uma narrativa muito atraente. 

Nesse contexto, a refração, a mutação, a célula e a origem da vida são discutidos. E a personagem de Portman, na tentativa de decifrar o mistério em torno da Área X, e o espectador, na tentativa de decifrar o filme, encontram um "mundo fantástico" onde nada é o que parece ser. 

Como diria Shakespeare, "Há mais coisas entre o céu e a Terra do supõe nossa vã Filosofia". E entendo o filme dessa forma. Ao discutir o divino (a origem da vida, a divisão e multiplicação celular), a obra aparenta apresentar o "mal" através de um ser extraterrestre. E ele, ao estar frente a frente com Portman, busca ser "imagem e semelhança". Em seu caminho de destruição, e aniquilação, destrói, reconstrói, deforma e cria. Brinca de Deus. E após algumas reviravoltas, muito bem desenvolvidas por Garland, o filme possui um desfecho preciso, mas que pode gerar reflexões em seu espectador. 

Um comentário:

  1. O elenco fez um excelente trabalho no filme. Adoro os filmes de ficção cientifica, são muito emocionantes! Li que iam lançar o filme Fahrenheit 451, e o tema não me interessou, mas um dia vi um trailer e fiquei intrigada. Além, ouvi dizer que o filme é baseado em um livro, nunca tinha escutado dele, mas li uma resenha e me chamou a atenção. Também tem um ótimo elenco, como Michael Shannon e Michael B. Jordan. Acho que será um dos melhores lançamentos em 2018 espero muito do filme, espero que seja umas das melhores adaptações para ver, não posso esperar para vê-la. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir